O sistema de fonoclama sem fio, modelo SB5100, destina-se à disseminação de sinais de alarmes, e ordens de rotina, bem como informação de caráter geral, no entanto, sem saturar o circuito, o que poderia depreciar a qualidade de importantes mensagens. É indicado para a comunicação em alta voz em grandes áreas como bases militares, grandes áreas industriais e comerciais, bem como locais onde se faz necessário a evacuação de pessoas em áreas de risco.
O Sistema tem como finalidade primordial, o aviso em geral, localização de funcionários, mensagens de interesse geral, alarmes, tendo a unidade modular o gongo eletrônico e gerador de tons alertas, acionamento da brigada de incêndio. Poderá configurar outras condições, planejadas pelo Departamento de Engenharia.
É ideal para ser utilizado em grandes áreas onde a passagem da fiação, venha prejudicar o Sistema, decorrente das chuvas, alagamentos da rede de áudio. Com isso se evitará furar o solo, quebrar o alçamento de cimento ou asfalto e lançar tubulações com colocação de caixas de passagens com reconstituição de toda área danificada ou até utilizar postes já ocupado com a rede elétrica.
O Sistema de Cornetas quando acionado é para ser ouvido a Kms distância, tendo a composição os seguintes equipamentos: pré-amplificador, microfone, transmissor de áudio, receptor de áudio, receptor de ativação de áreas, amplificadores e cluster de 2(duas) a 12 (doze) cornetas. O Sistema permitirá ampliação em qualquer momento, sem que haja perdas das características estabelecidas.
O sistema de fonoclama sem fio MOD. SB5100 é constituído de uma unidade central localizado na sala de estado e quatro unidades remotas (clusters) localizados nos seguintes locais: A- Heliporto; B- Cais Sul; C- Área industrial; D- Praça da bandeira.
Todas as unidades remotas são dotadas de receptores de RF, amplificadores, e cornetas difusoras. São programados através de software específico para operar com os setores A, B, C, e D; conforme mencionado anteriormente, podendo ser acionados individualmente ou em conjunto geral, programado no transmissor TS 102T.
O sistema permite à partir da central, a difusão em suas estações remotas, através de rádio CD player com entrada USB, alarmes, microfone, ramal de PABX, ou outra fonte de áudio, caso seja necessário.
O processador TS 1014 destina-se ao endereçamento e equalização de todos os periféricos, sendo interligado ao módulo transmissor TS 102T, somente o microfone é equalizado em seu próprio software. O sistema dispõe do seletor de programa ML 260, o qual é acoplado ao módulo ativo TS 5030, para que o operador possa escutar o áudio pretendido antes de transmiti-lo para a difusão das cornetas.
O sistema é alimentado por entrada AC 127~240V, havendo a falta desta energia, é sustentada pelo nobreak por um período de trinta (30) minutos, sem alterar o modo de operação.